Mensagens

AFIE O SEU MACHADO

Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir” (Versão na Linguagem de Hoje) ou
“Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito” (Ec 10.10 – Bíblia Shedd – SBB)

O machado a que se refere o Pregador simboliza tudo aquilo que Deus colocou em nossas mãos para que realizássemos. O machado pode ser nosso ministério, nossa família, nossos dons e talentos etc.
Há muitos ministérios embotados, muitos ministérios sem corte, muitos projetos inacabados dentro da Igreja de Deus. Há líderes que já desistiram de amolar o machado dos seus dons e talentos e se viram perdidos com todas as mudanças do mundo de hoje. Por isso, Deus deseja chamar a sua atenção para aquilo que você abandonou em sua vida.

Deus hoje deseja chamar a atenção para o estado em que nos encontramos como pais, filhos, maridos, esposas, pastores, diáconos, professores de Escola Dominical ou líder de louvor. Ele deseja que avaliemos o que temos feito e decidamos, responsavelmente, se estamos fazendo as coisas como Ele deseja que façamos. Se você perceber que faz muito tempo que o seu machado está corte, que a sua mensagem já não alcança mais o coração dos pecadores, que o seu ensino já não motiva mais os seus alunos a serem transformados por Deus ao aplicar a Palavra da Salvação, ou que você tem cantado simplesmente por cantar e não para adorar a Deus, é tempo de parar tudo e pedir ao Pai, amoroso e misericordioso, que o faça voltar ao caminho Reto. Isso é afiar o machado.
Segundo o Pregador, há duas razões para o machado ficar sem corte. A primeira diz respeito à ferrugem. Esta surge devido ao tempo demasiadamente longo sem uso e exposto à chuva, ao vento e ao Sol. Há muitos crentes assim: estão tanto tempo parados, esperando que Deus desça do Céu e mande-os fazer alguma coisa em sua Obra que já perderam até a essência do serviço Cristão. Estão tão acostumados a não fazer nada, que já não se motivam mais com a Casa de Deus e estão indo ao culto apenas por ir. Assim começa a surgir aquelas pequenas manchas amareladas da ferrugem e, quando ele menos percebe, já está completamente longe da Vontade de Deus. A ferrugem faz o machado perder seu fio, seu corte, dificultando muito o trabalho do lenhador. A ferrugem do pecado, do comodismo, do medo do insucesso e da falta de motivação nos faz perder a essência do nosso relacionamento com Deus. 
A segunda razão que faz o machado perder o corte é o uso exagerado, sem parar para afiá-lo. Isso fala de ativismo desenfreado. Tem gente que trabalha tanto que se esquece de parar para afiar seu ministério, seus relacionamentos, sua família, vida profissional e, até mesmo, a sua vida espiritual. Há pessoas que estão correndo de um lado para o outro, trabalhando sem parar, mas não conseguem chegar a lugar nenhum porque estão usando as ferramentas que Deus lhes deu de forma incorreta. Usar um machado sem corte é limitar a função dele, o machado não corta, e você levará muito mais tempo para executar um trabalho que levaria apenas um tempo.
 Quer ler mais sobre essa mensagem? Aquire o livro AFIE O SEU MACHADO, do Bispo Jaime Coelho.
Por bispo Jaime Coelho, da Igreja Evangélica Edificação em Cristo, em Nilópolis.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário